OS MACACOS COMANDAM OS HUMANOS?



Robot humanizado é comandado à distância do EUA para o Japão através do cérebro de um macaco
:: 2008-01-19


Quando um macaco comanda um robot...
Investigadores japoneses e norte-americanos conceberam um robot humanizado cujas pernas são activadas através de sinais do cérebro de um macaco a movimentar-se do outro lado do mundo, um trabalho que pode ajudar na recuperação de capacidades motoras. Esta nova tecnologia, que conjuga robótica e neurociência, é uma estreia mundial e foi anunciada pela Agência da Ciência e das Tecnologias japonesas e pela Universidade Duke, nos Estados Unidos. “Conseguimos transmitir dos Estados Unidos para o Japão os dados vindos do cérebro de um macaco, ao detectar os fluxos nervosos que comandam o movimento das pernas”, explicaram os investigadores.
Através destes sinais, os cientistas conseguiram depois controlar as pernas do robot em tempo real, comandando-o para andar da mesma forma que o macaco. Os investigadores norte-americanos treinaram dois chimpanzés para andar num tapete rolante como um humano e gravaram os sinais emitidos de várias centenas de neurónios que comandam os movimentos. A equipa japonesa converteu as informações em instruções compreensíveis para o seu robot andróide. “Graças a estes resultados, podemos afirmar que demos um grande passo numa possível realização de próteses neuronais que poderão permitir aos paralíticos a recuperação das capacidades motoras”, concluíram os investigadores.

CLONAGEM HUMANA



Cientistas americanos criam o primeiro embrião clonado a partir de uma célula humana adulta
:: 2008-01-19

Cientistas norte-americanos conseguiram produzir o primeiro embrião humano clonado a partir de células humanas adultas, segundo uma pesquisa publicada no jornal "Stem Cells". Empregando a mesma técnica que deu origem à ovelha Dolly, cientistas da empresa californiana Stemagen Corporation, liderados por Andrew French, utilizaram células da pele de dois homens adultos e os óvulos de três mulheres jovens (entre os 20 e 24 anos) que estavam a submeter-se a um tratamento de fertilidade.
Em 2005, cientistas do Reino Unido já tinham tentado este feito com células embrionárias, mas na altura não conseguiram provar que as células resultantes eram idênticas à das suas progenitoras. Também em 2005, o coreano Woo Suk Hwang disse ter conseguido extrair células mãe de embriões clonados, contudo meses depois descobriu-se que tudo não passava de uma fraude.

A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS

São as bactérias benéficas?

Quando falamos em bactérias, em geral as associamos a doenças. Porém, nem
todas são nocivas à saúde. Muitas espécies são úteis ao homem, dentre elas bactérias do ácido acético, utilizadas na fabricação de vinagre, e os lactobacilos, empregados napreparação de coalhadas, iogurtes, queijos etc. Além disso, as bactérias são fundamentaispara o equilíbrio da natureza. Como exemplo podemos citar as que participam do ciclo donitrogênio, permitindo sua utilização pelas plantas terrestres.
Devemos lembrar ainda das bactérias decompositoras, que permitem a reciclagem de elementos através da decomposição dos corpos mortos. As bactérias que vivem no nosso trato digestivo produzem vitaminas essenciais à nossa saúde.

POR QUE CRESCE A MASSA DO PÃO?

Por que cresce a massa do pão?

O fermento biológico é um tipo de fungo utilizado desde a Antigüidade na produção de pães e bebidas alcoólicas. Somente com o uso do microscópio verificou-se que o fermento é constituído de seres vivos, unicelulares que se produzem por esporos e brotos. O fermento colocado na massa do pão alimenta-se dela e produz dióxido de Carbono..
Com a formação de bolhas de Dióxido de Carbono no interior da massa, esta aumenta de volume e torna-se porosa, originando um pão macio.
A técnica de produção de bebidas alcoólicas é semelhante. O fungo presente no
caldo da cana, no suco da uva ou em outro líquido açucarado utiliza o açúcar como alimento e realiza sua fermentação. Nesse processo são liberados Dióxido de Carbono e álcool. Assim, do suco de uva produz-se vinho e do caldo de cana produz-se cachaça.

IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS

A importância dos fungos

Os fungos desempenham importantíssimo papel na Natureza: são eles que,juntamente com as bactérias do solo, fazem a decomposição de cadáveres de animais e de plantas. Nesse papel de decompositores da cadeia alimentar, eles permitem a reciclagem dos elementos químicos que constituem a matéria orgânica. Se não fosse assim, os elementos se esgotariam para os seres vivos.
Os fungos são antigos aliados da humanidade, utilizados na fermentação do pão e na produção de bebidas alcoólicas. Além disso eles dão um sabor característico ao queijos tipo roquefort, camembert, gorgonzola e muitos outros, sem falar na utilização de fungos directamente na alimentação, como é o caso dos famosos champignons.
Os fungos têm importância médica pois podem causar doenças no homem, nos
vegetais e nos animais. As doenças causadas por fungos recebem o nome de micoses.
As principais micoses humanas são: o sapinho, a frieira e as micoses de pele.
Nos vegetais os fungos podem causar doenças como: as “ferrugens”, e os “carvões”.
Ainda temos os fungos do gênero Penicillium, que são empregados na fabricação de antibióticos naturais.

A OBRA DE LINEU



SYSTEMA NATURAE



O Systema Naturae (de nome completo: Systema naturae per regna tria naturae, secundum classes, ordines, genera, species, cum characteribus differentiis, synonymis, locis) foi um livro escrito por Lineu, no qual o autor faz a delineação das suas ideias para uma classificação hierárquica das espécies.
Foi um livro publicado em
latim. A primeira edição foi de 1735.
A primeira edição continha apenas 10 páginas. Na sua 13ª edição, em
1770, tinha já 3000 páginas.
A 10ª edição do Systema Naturae de Linnaeus, 1758 é o trabalho que iniciou a aplicação geral da
nomenclatura binomial zoológica. Portanto, esta data é aceita como ponto de partida da nomeclatura zoológica e da lei da prioridade.